A Rede Sismográfica Brasileira investiga e monitora a estrutura interna da terra através de estações sismográficas implantadas no território nacional, que são monitoradas por 4 outras redes (RSIS, RSISNE, BRASIS e RSCN) espalhadas pelo Brasil. No meio do ano, ela abriu um concurso para mudar sua identidade visual em agosto, possibilitando estudantes e profissionais da área de Design e Comunicação de se inscreverem e participarem da oportunidade.
No projeto, a opção desenvolvida, com características visuais modernistas, foi inspirada na bandeira do brasil. A logo apresenta uma visão de topo da propagação das ondas sísmicas (semicírculos verdes) a partir de um centro (círculo azul). Cada dupla de semicírculo posicionados em quatro direções diferentes, representam os quatros tipos de ondas sísmicas existentes e suas derivações, são elas: Ondas Primárias, Secundárias, de Rayleigh e Love.
Além disso, a logo indica os 4 centros de pesquisa espalhadas pelo Brasil (triângulos amarelos), que formam a Rede Sismográfica Brasileira, que estão apontadas para o centro, simbolizando o monitoramento e busca diária de qualquer abalo sísmico que possa surgir (círculo azul central).
Os triângulos amarelos estão divididos em 3 pequenos triângulos cada para indicar as outras instituições que coordenam e colaboram para formar a Rede.
A cor escolhida para a logo representa as cores da bandeira do Brasil. O Azul no círculo, o verde nos semicírculos simbolizando o território nacional e o amarelo nos triângulos.